Lei aprovada em 2009, pelo então prefeito Raul Filho, altera a denominação da avenida. O município diz que a norma não entrou em vigor na época porque existe uma lei federal, a qual proíbe atribuir nome de pessoas vivas a bens públicos.
Por: g1tocantins

Avenida Teotônio Segurado pode mudar o nome para Siqueira Campos — Foto: João Guilherme Lobasz/G1
O nome da avenida Teotônio Segurado, em Palmas, pode mudar para Siqueira Campos, em homenagem ao ex-governador, que morreu na terça-feira (4), após uma infecção generalizada. A prefeitura disse que está analisando se há alguma possibilidade para aplicar uma lei aprovada em 2009, pelo então prefeito Raul Filho, com esse objetivo.
A lei nº 1611, de 07 de maio de 2009, altera a denominação da principal avenida da capital. No entanto, segundo o município, a norma não entrou em vigor por causa de uma lei federal que proíbe, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bens públicos.
Após a morte, o município afirmou que a Casa Civil, junto com a Procuradoria Geral do Município, está analisando a matéria para verificar se ainda existe algum impedimento legal que impeça a mudança do nome da avenida.
“Muitas homenagens tivemos a oportunidade de fazer para que Siqueira presenciasse em vida. E, em particular, nós já temos, inclusive, uma lei, ainda da época do prefeito Raul Filho. Ele encaminhou como projeto do Executivo para Câmara. Ela foi aprovada. Eu, inclusive, determinei à Casa Civil para encontrar a lei, para podermos realizar a adaptação. E nada mais justo para cada um de nós, palmenses, termos eternizado o nome Siqueira Campos na nossa cidade”, afirmou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
O município afirmou que o secretário municipal da Casa Civil, Gustavo Bottós, está empenhado em dar efetividade a essa lei para “tornar real a justa homenagem ao ex-governador”.
Morte e história
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/N/o/66QLOzRlAOaeDAa9xM6Q/f-200040b-04.jpg)
Siqueira Campos morreu aos 94 anos — Foto: Divulgação/Secom Tocantins
O ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, morreu na noite desta terça-feira (4) por infecção generalizada em decorrência de um câncer de próstata, que apresentou várias metástases ao longo do tratamento. A vida de Siqueira Campos foi marcada por lutas.
Não há muitas informações divulgadas sobre como foi a infância do ex-governador. O que se tem conhecimento é que ele nasceu em Crato, no interior do Ceará. Aos 12 anos, perdeu a mãe e chegou a viver na rua.