Busca

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Idoso que sofreu acidente é transportado em carroceria de caminhonete por 120 km até hospital e família se revolta: ‘indignada’

Transporte improvisado foi feito porque não havia ambulância disponível na cidade de Aragomias. Vídeo mostra o momento em que paciente é retirado por cima de carroceria porque a tampa do veículo estaria com problemas.

Situação em que o idoso foi levado para o hospital — Foto: Divulgação

Situação em que o idoso foi levado para o hospital — Foto: Divulgação

A forma com que o idoso Donizete Clarindo da Silva, de 67 anos, foi transportado até um hospital, no norte do Tocantins, deixou a família indignada. O paciente precisou percorrer cerca de 120 km, de Aragominas até Araguaína, na carroceria de uma caminhonete por falta de ambulância. Quando chegou ao hospital, a tampa da carroceria não abriu e os profissionais da saúde retiraram o paciente por cima.

Um vídeo feito pelos familiares mostra o momento em que vários homens se juntam para segurar o colchonete e retirar o paciente da carroceria.

“Na hora que eu vi o vídeo, eu pensei: ‘Meu pai não vai andar mais’. Ele teve escoriações no rosto, sangrou a boca, mas a lesão foi na coluna. Provavelmente eles também fizeram isso na hora de colocá-lo na carroceria. Eu fico pensando, por que não pediram socorro da cidade vizinha, por que não pediram uma ambulância?”, questionou a filha, a estudante de enfermagem, Daylany Barbosa da Silva, de 21 anos.

Seu Donizete segue internado no Hospital Regional de Araguaína e deve passar por cirurgia nesta terça-feira. Segundo Daylany, o prognóstico não é dos melhores. O idoso teve fraturas na coluna e pode ter os movimentos prejudicados. Ele não sente as pernas e nem movimenta os braços.

“Estou indignada, meu pai vive há mais de 20 anos na terra. Não esperávamos que fosse acontecer o acidente e que o atendimento seria dessa forma, ele é muito ativo, com a saúde de ferro. Sabemos que pode acontecer um milagre, mas sabemos da gravidade. Ele pode nunca mais andar, nem mexer os braços”.

O idoso andava em motocicleta, de uma propriedade vizinha até a chácara onde mora, na zona rural de Aragominas, quando caiu de moto. Após o acidente, ele foi socorrido por moradores locais e levado até o postinho de saúde do assentamento.

No local, segundo Daylany, os funcionários do postinho foram informados de que não havia ambulância disponível. Os vizinhos, então, o levaram na carroceria de uma caminhonete, até o hospital da cidade.

Ainda segundo a filha, no meio do caminho, eles encontraram com a caminhonete enviada pelo município. Donizete foi colocado no carro da secretaria municipal de saúde e chegou a percorrer alguns quilômetros na cabine do veículo, até chegar ao hospital de Aragominas.

O paciente ficou na unidade por um momento e depois foi transferido na carroceria da caminhonete até o Hospital Regional de Araguaína.

Idoso foi acomodado em uma caminhonete — Foto: Divulgação

Idoso foi acomodado em uma caminhonete — Foto: Divulgação

O que diz a prefeitura

O prefeito Marcos Alexandre (Solidariedade), disse por telefone que o município possui três ambulâncias e cinco carros de apoio à Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, no momento em que o idoso precisou de atendimento, dois veículos estavam quebrados e um em atendimento, e poderia demorar quase duas horas para atender o idoso. Por isso, a Saúde enviou a caminhonete para fazer o socorro.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o idoso deu entrada no Hospital Regional e que permanece internado sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.

Crie a sua conta única para todos os produtos Portal Vale do Araguaia

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais do Vale do Araguaia

Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.