Transporte improvisado foi feito porque não havia ambulância disponível na cidade de Aragomias. Vídeo mostra o momento em que paciente é retirado por cima de carroceria porque a tampa do veículo estaria com problemas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/v/y/iYgBEGRGiBo56JtGGOuw/whatsapp-image-2023-07-31-at-17.47.23.jpeg)
Situação em que o idoso foi levado para o hospital — Foto: Divulgação
A forma com que o idoso Donizete Clarindo da Silva, de 67 anos, foi transportado até um hospital, no norte do Tocantins, deixou a família indignada. O paciente precisou percorrer cerca de 120 km, de Aragominas até Araguaína, na carroceria de uma caminhonete por falta de ambulância. Quando chegou ao hospital, a tampa da carroceria não abriu e os profissionais da saúde retiraram o paciente por cima.
Um vídeo feito pelos familiares mostra o momento em que vários homens se juntam para segurar o colchonete e retirar o paciente da carroceria.
“Na hora que eu vi o vídeo, eu pensei: ‘Meu pai não vai andar mais’. Ele teve escoriações no rosto, sangrou a boca, mas a lesão foi na coluna. Provavelmente eles também fizeram isso na hora de colocá-lo na carroceria. Eu fico pensando, por que não pediram socorro da cidade vizinha, por que não pediram uma ambulância?”, questionou a filha, a estudante de enfermagem, Daylany Barbosa da Silva, de 21 anos.
Seu Donizete segue internado no Hospital Regional de Araguaína e deve passar por cirurgia nesta terça-feira. Segundo Daylany, o prognóstico não é dos melhores. O idoso teve fraturas na coluna e pode ter os movimentos prejudicados. Ele não sente as pernas e nem movimenta os braços.
“Estou indignada, meu pai vive há mais de 20 anos na terra. Não esperávamos que fosse acontecer o acidente e que o atendimento seria dessa forma, ele é muito ativo, com a saúde de ferro. Sabemos que pode acontecer um milagre, mas sabemos da gravidade. Ele pode nunca mais andar, nem mexer os braços”.
O idoso andava em motocicleta, de uma propriedade vizinha até a chácara onde mora, na zona rural de Aragominas, quando caiu de moto. Após o acidente, ele foi socorrido por moradores locais e levado até o postinho de saúde do assentamento.
No local, segundo Daylany, os funcionários do postinho foram informados de que não havia ambulância disponível. Os vizinhos, então, o levaram na carroceria de uma caminhonete, até o hospital da cidade.
Ainda segundo a filha, no meio do caminho, eles encontraram com a caminhonete enviada pelo município. Donizete foi colocado no carro da secretaria municipal de saúde e chegou a percorrer alguns quilômetros na cabine do veículo, até chegar ao hospital de Aragominas.
O paciente ficou na unidade por um momento e depois foi transferido na carroceria da caminhonete até o Hospital Regional de Araguaína.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/A/k/Pt4njXTii1iwOPZ2Vufg/whatsapp-image-2023-07-31-at-21.20.06.jpeg)
Idoso foi acomodado em uma caminhonete — Foto: Divulgação
O que diz a prefeitura
O prefeito Marcos Alexandre (Solidariedade), disse por telefone que o município possui três ambulâncias e cinco carros de apoio à Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, no momento em que o idoso precisou de atendimento, dois veículos estavam quebrados e um em atendimento, e poderia demorar quase duas horas para atender o idoso. Por isso, a Saúde enviou a caminhonete para fazer o socorro.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o idoso deu entrada no Hospital Regional e que permanece internado sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.