Busca

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Policial

UPR Feminina de Luziânia fica entre as 15 melhores unidades prisionais do país

A Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia, no entorno do Distrito Federal, foi classificada entre as 15 melhores unidades penitenciárias do país pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A UPR foi reconhecida no quesito gestão qualificada de serviços penais. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (05/09), em Brasília, durante a entrega do Selo de Gestão Qualificada em Serviços Penais.

Segundo a Senappen, o Selo avalia e reconhece o compromisso das unidades prisionais com diretrizes de gestão, segurança e assistências penitenciárias de alta qualidade em todo o País. Ele é estruturado em três eixos e 28 indicadores, estabelecidos com base em normativos legais, incluindo a Constituição, a Lei de Execução Penal, resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e tratados internacionais.

Foto: Divulgação

Cada indicador tem uma meta a ser alcançada, com pontuações que variam de 1 a 4 pontos, totalizando 20 pontos em cada eixo. Os três primeiros classificados receberam o Selo de Gestão Qualificada. “A classificação recompensa os avanços realizados pela Polícia Penal de Goiás em suas unidades prisionais desde 2019. Além do controle do cárcere, aumentamos consideravelmente o número de apenados estudando e trabalhando dentro das unidades prisionais”, explica o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, presente na solenidade no Ministério da Justiça.

A UPR de Luziânia ficou em 15° lugar no ranking da Senappen, num universo de mais de 1,3 mil estabelecimentos penitenciários em todo o país. Em primeiro lugar ficou a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís, no Maranhão, com 59,7 pontos, de um total de 60. A UPR Luziânia obteve 50,34.

Foto: Divulgação

Diferenciais

A Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia conta com espaços de ensino e trabalho internos que são considerados modelos, como fábrica de fraldas, confecção, espaço para artesanato e uma horta. A UPR possui presas estudando internamente, inclusive fazendo curso superior a distância, além de berçário, brinquedoteca e sala para visitas sociais de familiares.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública /Governo de Goiás

Crie a sua conta única para todos os produtos Portal Vale do Araguaia

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais do Vale do Araguaia

Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.