Busca

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Segundo denúncias feitas à Polícia Civil, internos sofriam maus-tratos e espaço localizado em Palmas não tinha a documentação.

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos foi alvo de operação nesta quarta-feira (7) por suspeita de manter 70 pessoas em cárcere privado. Um casal que administra a instituição, localizada na zona rural de Palmas, acabou sendo preso em flagrante e os pacientes foram libertados.

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e informou que a clínica atendia também pessoas portadoras de deficiência intelectual. O espaço não tinha a documentação necessária para atuação.

Grades trancadas na clínica irregular — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Grades trancadas na clínica irregular — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Os nomes dos administradores do local não foram divulgados pela polícia. Estamos tentando contato com a defesa dos presos.

As denúncias apontam que os moradores eram submetidos a maus-tratos e a estrutura da clínica tinha uma ligação clandestina de energia elétrica, além da condições precárias para atender os pacientes. Os espaços para atendimento psicológico e áreas comuns tinham grades nas portas e janelas, situação que chamou a atenção dos investigadores.

O delegado Gregory Almeida, responsável pela ação policial, explicou que 70 pacientes foram libertados com apoio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Assistência Social do Estado e do Município.

Operação foi realizada nesta quarta-feira (7) na clínica, em Palmas — Foto: Kaliton Mota/TV Anhanguera

Operação foi realizada nesta quarta-feira (7) na clínica, em Palmas — Foto: Kaliton Mota/TV Anhanguera

A equipe da SES esteve fazendo atendimentos às vítimas. A pasta informou que participou da operação policial como órgão fiscalizador e assistencial, que colaborou na identificação dos pacientes e na realocação de quatro internos que não tiveram as famílias encontradas. Eles serão levados para a Residência Terapêutica, em Araguaína.

Um dos quartos da clínica — Foto: Kaliton Mota/TV Anhanguera

Um dos quartos da clínica — Foto: Kaliton Mota/TV Anhanguera

A Justiça converteu a prisão do casal que administrava a clínica em preventiva nesta quarta-feira (7). Eles foram levados para as Unidades Penais Masculina e Feminina da capital, e estão à disposição da Justiça.

Ligações irregulares flagradas pelo policiais — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Ligações irregulares flagradas pelo policiais — Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Na ocasião foram constatadas diversas irregularidades no local, chamando a atenção o fato de todos os quartos terem grades nas portas e janelas. Nas quase 24 horas de depoimentos prestados aos policiais civis, cerca de 50 pacientes relataram vários casos de maus-tratos, que iam desde agressões físicas ao uso de sedativos como forma de punição, sendo que os responsáveis pela clínica não apresentaram a documentação exigida pela lei para submeter pessoas a internações voluntárias e involuntárias”, pontuou o delegado Gregory.

Cerca de 70 pessoas foram resgatadas do local

Cerca de 70 pessoas foram resgatadas do local / Foto: SSP

Buraco teria sido soterrado após operação da Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Buraco teria sido soterrado após operação da Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Os pacientes eram colocados em um ‘buraco da punição’. A denúncia foi feita pela prima de um dos homens resgatados do local e por um ex-interno. A polícia afirma que o buraco também funcionava como uma forma de punição.

“Está sendo soterrado agora o buraco da punição. Se eles fizessem algo de errado ou passassem para o familiar o que estava acontecendo, alguma rebeldia aqui dentro, eles iam para aquele buraco e seriam punidos dentro daquele buraco”, contou Roseane Costa Santos.

Roseane é prima de um homem de 33 anos. Ele é de Marianópolis do Tocantins, na região oeste do estado, e estava internado no local há dois meses para tratar dependência química.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos Portal Vale do Araguaia

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais do Vale do Araguaia

Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.