Busca

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Aos cinco anos, menino passa quase a vida inteira esperando cirurgia na rede pública do Tocantins

Criança tem malformação no intestino não pode brincar e nem consegue estudar. Justiça deu 30 dias para Estado fazer procedimento, mas já se passaram 80.

Há cinco anos a lavradora Ana Núbia Castro da Silva luta pela vida do filho João Gabriel. O menino nasceu com uma malformação no intestino chamada de doença de hirschsprung e precisa de uma cirurgia para corrigir o problema.

O procedimento deveria ser feito logo nos primeiros anos de vida para evitar sequelas, mas ele está na fila de espera por essa cirurgia desde 2019. O menino não pode se esforçar e o problema de saúde já atrapalha os primeiros anos de escola.

“Eu sinto muito a dor dele porque ele gosta de brincar como as outras crianças, mas não pode porque poderia pega uma infecção. Ele estuda, mas como está passando mal quase todo dia eu não estou mandando para escola”, contou a lavradora.

Família vive em casa de barro em assentamento — Foto: Arquivo Pessoal

Família vive em casa de barro em assentamento — Foto: Arquivo Pessoal

A família é humilde, vive em uma casa de barro coberta de palha no assentamento Amigos da Terra, em Darcinópolis, no norte do Tocantins. Ela conta que o menino já ficou internado diversas vezes.

O Ministério Público Estadual entrou com uma ação civil pública cobrando a realização da cirurgia. Em março deste ano a Justiça determinou que o estado realizasse o procedimento no prazo de 30 dias.

Só que 80 dias se passaram e o menino continua esperando pela cirurgia.

“O Estado fala que o cirurgião está afastado do hospital e não tem outro profissional. Eu quero muito que meu filho fica bom. Quero e que o Estado se manifesta para ajudar o meu filho que eu sei que eles têm o direito de ajudar para ele fazer a cirurgia”, lamentou a mãe.

Crie a sua conta única para todos os produtos Portal Vale do Araguaia

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais do Vale do Araguaia

Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.