Busca

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Parada do orgulho LGBTI+ neste domingo (18) celebra 20 anos do movimento no Tocantins

É a 18ª edição do evento, que conta com programação gratuita e aberta a toda a população, das 14h às 23h30. Em duas décadas de lutas, ainda há muito o que conquistar.

Para LGBTI+ de Palmas acontece neste domingo (18) — Foto: Vitória Soares/Governo do Tocantins

O movimento LGBTI+ do Tocantins comemora 20 anos e, como parte da comemoração, celebra a 18ª parada do orgulho LGBTI+ de Palmas. A concentração é às 14h, no Parque dos Povos Indígenas, na região central da capital. A abertura oficial é às 18h, quando segue para a Palmas Brasil Norte, onde encerra a comemoração às 23h30.

O evento é organizado pelo Coletivo Diversidade Tocantinense, com apoio de órgãos e secretarias dos governos federal, estadual e municipal. O presidente do Coletivo, Fernando Coelho, destaca a importância e expectativas para a 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Palmas.

“Comemorar os 20 anos do movimento LGBTI+ no Tocantins é motivo de grande orgulho para todos nós. Ao longo dessas duas décadas, enfrentamos muitos desafios, mas também alcançamos importantes conquistas no que diz respeito à visibilidade e aos direitos da comunidade LGBTI+ em nosso estado. Esta Parada é uma oportunidade de celebrarmos essas vitórias e também de reforçarmos nossa luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirmou.

O professor Damião Rocha, um dos organizadores do evento e membro do Coletivo , pontua três importantes momentos do movimento aqui no estado: o início, em 2003, a consolidação do movimento e atualmente, com as recentes conquistas em âmbito nacional.

“A partir da pauta do Governo Federal, do programa de 2004 de ‘Brasil sem homofobia’, a gente começa a ser reconhecido no estado e ser apoiado. Todas as nossas manifestações e os nossos eventos tem apoios institucionais e governamentais e isso é uma conquista, porque no início ninguém apoiava o movimento LGBT no Tocantins. A partir disso, tivemos mais espaços para reivindicar direitos e participar de discussões. Por conta disso, nós temos as cotas, as associações e direitos reconhecidos”, destaca.

Crie a sua conta única para todos os produtos Portal Vale do Araguaia

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais do Vale do Araguaia

Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.