É a 18ª edição do evento, que conta com programação gratuita e aberta a toda a população, das 14h às 23h30. Em duas décadas de lutas, ainda há muito o que conquistar.

Para LGBTI+ de Palmas acontece neste domingo (18) — Foto: Vitória Soares/Governo do Tocantins
O movimento LGBTI+ do Tocantins comemora 20 anos e, como parte da comemoração, celebra a 18ª parada do orgulho LGBTI+ de Palmas. A concentração é às 14h, no Parque dos Povos Indígenas, na região central da capital. A abertura oficial é às 18h, quando segue para a Palmas Brasil Norte, onde encerra a comemoração às 23h30.
O evento é organizado pelo Coletivo Diversidade Tocantinense, com apoio de órgãos e secretarias dos governos federal, estadual e municipal. O presidente do Coletivo, Fernando Coelho, destaca a importância e expectativas para a 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Palmas.
“Comemorar os 20 anos do movimento LGBTI+ no Tocantins é motivo de grande orgulho para todos nós. Ao longo dessas duas décadas, enfrentamos muitos desafios, mas também alcançamos importantes conquistas no que diz respeito à visibilidade e aos direitos da comunidade LGBTI+ em nosso estado. Esta Parada é uma oportunidade de celebrarmos essas vitórias e também de reforçarmos nossa luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirmou.
O professor Damião Rocha, um dos organizadores do evento e membro do Coletivo , pontua três importantes momentos do movimento aqui no estado: o início, em 2003, a consolidação do movimento e atualmente, com as recentes conquistas em âmbito nacional.
“A partir da pauta do Governo Federal, do programa de 2004 de ‘Brasil sem homofobia’, a gente começa a ser reconhecido no estado e ser apoiado. Todas as nossas manifestações e os nossos eventos tem apoios institucionais e governamentais e isso é uma conquista, porque no início ninguém apoiava o movimento LGBT no Tocantins. A partir disso, tivemos mais espaços para reivindicar direitos e participar de discussões. Por conta disso, nós temos as cotas, as associações e direitos reconhecidos”, destaca.