Busca

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo convoca 238 aprovados no concurso da educação. Estado do Tocantins ocupa segundo lugar no ranking nacional com maior índice de Professores Temporários

A lista foi divulgada no Diário Oficial do estado nesta quinta-feira (4).

Seduc Tocantins — Foto: Elias Oliveira/ Seduc

Seduc Tocantins — Foto: Elias Oliveira/ Seduc

O Governo do Tocantins convoca mais de 238 aprovados no concurso público da educação. Essa já é a sétima chamada do certame que ofertou 5.674 vagas. Segundo o estado, até o momento mais de 4 mil pessoas foram nomeadas.

A lista foi divulgada no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (4). Os candidatos terão um prazo de 30 dias para tomar posse do cargo. O procedimento pode ser feito pelo sistema Posse Digital.

Depois da posse, o profissional deverá se apresentar à Superintendência Regional de Educação, que deve informar onde o servidor será lotado. A ordem de lotação será determinada com base na posse e na apresentação à SRE.

Mesmo após a sétima chamada do certame, o Estado do Tocantins, amarga o segundo lugar no ranking nacional dos Estados brasileiros com o maior índice de professores temporário. A pesquisa do Todos Pela Educação aponta que 15 Estados têm mais professores contratados do que efetivos em suas redes de ensino. Minas Gerais (81%) e Tocantins (80%) têm os maiores índices. São Paulo, por sua vez, contava com 57% do seu quadro de docentes formado por não concursados.  

Quando são consideradas todas as unidades da federação, o Rio desponta como o Estado com o maior número de professores concursados na rede estadual: 96%. Rio Grande do Norte e Pará, com 94%, vêm na sequência.

Fonte:

https://exame.com/brasil/redes-estaduais-de-ensino-ja-tem-mais-professores-temporarios-do-que-concursados/

Milhares de Aprovados no concurso solicita que o Governo do Estado faça a redistribuição das vagas disponíveis no concurso público da Secretaria da Educação (Seduc-TO)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet) ingressou com uma ação civil na Justiça visando garantir a redistribuição das vagas disponíveis no concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO) para os cargos de Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional de acordo com os candidatos previamente aprovados.

O processo tramita na 2ª Vara da Fazenda e Registro Públicos de Palmas. A ação coletiva de Obrigação de Fazer requer que o Governo do Estado convoque os aprovados em cadastro de reserva, com o objetivo de suprir o déficit de profissionais, assegurando que todos os postos vagos sejam ocupados por profissionais previamente aprovados por meio de concurso público.

Para o Sindicato, o governo deveria nomear todos os aprovados, como foi feito no último concurso de 2009, a fim de aperfeiçoar a gestão pública e garantir a efetivação dos serviços essenciais à sociedade.

“É evidente a necessidade de preenchimento de vagas, considerando que o último concurso na área da Educação ocorreu em 2009 e que há uma significativa vacância nos cargos, mesmo após o chamamento de todos os aprovados no certame”, disse o presidente do Sintet, José Roque Rodrigues Santiago.

Crie a sua conta única para todos os produtos Portal Vale do Araguaia

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais do Vale do Araguaia

Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.