O Sintet regional de Palmas, protocolou nesta quinta-feira, 08 de agosto, no Ministério Público do Tocantins (MP/TO), o Abaixo-assinado cobrando a convocação urgente de todos os aprovados no Concurso da rede estadual de ensino no Tocantins realizado em 2023. O objetivo do abaixo-assinado é que o governo estadual, por meio da SEDUC/TO, garanta a posse de centenas de professores aprovados no concurso dentro do número de vagas estipuladas no edital do certame (5.674). O Sintet cobra o devido empenho dos poderes legislativo e judiciário para que haja a redistribuição das vagas ainda não preenchidas.
O documento, organizado pelo Sindicato, foi realizado online através da plataforma Change.org e recolheu mais de duas mil assinaturas.
Para o Sindicato, a convocação dos aprovados se faz necessária devido o número de professores efetivos convocados serem proporcionais ao vigente número de vagas ocupadas por profissionais em regime de contratos precarizados.
O concurso ofereceu 5.674 vagas, mas até o momento pouco mais de 4 mil profissionais foram convocados, acarretando um déficit de mais de 1.500 vagas em todo o estado, enquanto isso gestores escolares continuam contratando professores/as de forma precária.
O expediente leva anexo documentos que comprovam que escolas estão realizando novas contrações.
“É inadmissível que após longos 14 anos de luta e espera por esse concurso, e após 8 meses da homologação do resultado final com mais de 1.500 aprovados aptos para convocação, existirem escolas e alunos sem professores de disciplinas essenciais para qualificá-los para o ENEM. É urgente a redistribuição das vagas e imediata convocação dos professores aprovados”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.